30 de agosto de 2010

Achas justo?

"A Câmara Municipal da Trofa decidiu oferecer, no ano lectivo 2010/2011, os manuais escolares a todos os alunos que frequentam as Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho."
In Notícias da Trofa 2010.08.16 (vê aqui o artigo completo)

No nosso comunicado sobre a Política de Juventude de 2010.07.28 (vê aqui o comunicado completo) já tínhamos denunciado esta medida:
"Os livros escolares que antes eram gratuitos para as crianças mais desfavorecidas são agora gratuitos para todas as crianças. Faz sentido que todos os trofenses, com os seus impostos estejam a pagar os livros escolares a crianças de famílias da classe alta e média-alta? Não seria mais justa a anterior política?"

Vejamos um exemplo:
 
O Sr. "A"

Casado

Ganha 10.000 € / mês

Tem 3 filhos na escola primária
  
O Sr. "B"

Solteiro

Ganha 500 € / mês

Não têm filhos



Achas justo que o Sr. "B" pague, com os seus impostos, os livros dos filhos do Sr. "A"?
Simples, não é? Até as crianças da primária percebem.

Não seria mais justa a anterior política do executivo do PSD, onde quem precisava mesmo beneficiava do apoio da Câmara?

Se todas as políticas fossem assim os nossos impostos seriam para beneficiar todos e não os que mais precisam e, como tal, teriamos de pagar muito mais impostos.
Se a Câmara está assim tão endividada como dizem, porquê nesta medida?

Achas justo?

35 comentários:

  1. Não, não acho justo!
    Muito bem! É preciso denunciar!
    Simples e eficaz!
    Parabéns Jotinhas!

    ResponderEliminar
  2. Marco Araújo31 agosto, 2010

    Bom dia,

    Realmente. mais uma medida da CMT que ninguem compreende, pelo menos eu não compreendo.

    Como é possivel subsidiar aqueles que mais ganham, em detremimento de proporcionar mais apoio a quem realmente precisa?

    Para quem, como eu, que pago os meus impostos, acho esta medida de uma tremenda injustiça, Façam o favor de a recificar.

    Bom exemplo este demonstrado pela JSD Trofa.
    Muito bom trabalho que estão a desenvolver, demonstranto que nem tudo são rosas na governação joanista da Trofa.

    Parabens e continuem com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. José Carvalho31 agosto, 2010

    Sim, ACHO JUSTO.
    A Câmara Municipal da Trofa com esta medida promove uma politica de igualdade... Todos têm os mesmos direitos e como é lógico todos têm os mesmos deveres.
    Eu não considero minimamente lógico que seja eu a pagar para que beneficiarios do rendimento minimo possam usufruir daquilo que eu desconto todos os meses,não considero lógico eu ter que pagar um máximo numa instituição pública, como uma creche, e um beneficiário do rendimento minimo não paga nada e ainda por cima ocupa uma vaga de um filho de alguém que trabalha de sol a sol para ter o que tem.
    Se eu desconto todos os meses, e acreditem, não é nada pouco, também devo ter os mesmos direitos.
    Agora fico surpreendido com o discurso dos membros da JSD "Os ricos que paguem", isso é discurso do PCP ou do BE.
    CONSIDERO JUSTA E MUITO JUSTA ESTA MEDIDA.

    ResponderEliminar
  4. Antonio Matos31 agosto, 2010

    Demagogia pura o que o PSD faz.
    Temos uma camara que ajuda a população nos momentos dificeis.
    E os trofenses agradecem.
    Deixem de ser assim ok?

    E acho engraçado alguem da oposição dizer que "nem tudo sao rosas". Significa que muito de bom se passa.

    ResponderEliminar
  5. TO ZE BRITO31 agosto, 2010

    VOCES NAO PERCEBEM?

    ISTO E UMA QUESTAO DE EQUIDADE SOCIAL.

    IGUALDADE PARA TODOS.

    PARA VOCES E DIFICIL DE PERCEBER O QUE E IGUALDADE POIS VOCES GOSTAM DE DIVIDIR O POVO POR CLASSES.

    FOI O QUE FIZERAM TODOS ESTES ANOS.

    ESSA É A IDEOLOGIA DE DIREITA.

    TENHAM VERGONHA E DEIXEM AS PESSOAS TRABALHAREM.

    ResponderEliminar
  6. João - JCP31 agosto, 2010

    Jotinhas, desta vez estou de acordo convosco (e não é normal)

    Chama-se a isto ROUBAR AOS POBRES PARA DAR AOS RICOS!

    Este executivo é muito incoerente!

    ResponderEliminar
  7. Os supostos mais ricos já pagam mais impostos que os supostos pobres e vitimas do rendimento mínimo.
    Se fossem só financiados os livros dos mais pobres, os mais ricos seriam mais uma vez penalizados.
    Ao fornecer os livros a CM deverá conseguir obter preços mais baratos que os preços unitários e certamente irá fazer cortes em outras despesas não necessárias para conter a despesa.
    A um PSD responsável seria de esperar propostas de cortes na despesa para financiar esta boa medida que trata todos os cidadãos por igual e sem demagogias de esq e direita.

    Vou continuar a acompanhar este Blog e faço votos que o nível dos posts esteja à altura de um PSD saudável!

    ResponderEliminar
  8. Defendo que quem pode deve pagar!
    Dou um exemplo: o filho da presidente está a estudar no colégio! Logo paga e não paga pouco!
    Pela lógica da presidente estes meninos que estudam no colégio também vão ter os livros de graça! È a equidade! Somos todos iguais! Logo todos têm os mesmos direitos! Visto desta maneira a presidente também deveria pagar as mensalidades do colégio aos meninos ricos! Claro em nome da equidade! Somos todos iguais, logo temos o mesmo direito! Deixemos de demagogia! Não aceito que os meus impostos sirvam para pagar livros a quem desconta muito! Pois se desconta muito também ganha muito!
    Sejamos sérios e honestos! Quem pode paga!

    ResponderEliminar
  9. Não sou de nenhum partido! Ganho bem felizmente! Tenho um excelente emprego e um excelente ordenado!
    Obrigada Srª Presidente! A sua dádiva vai-me permitir mais uma tainada de lagosta!!!!!!
    Sim, porque considero um bónus e como não preciso dele vou gastar o dinheiro que ia gastar com os livros dos meus 3 filhos a fazer uma tainada à sua custa!!!!!!
    Que havemos de fazer??????? Ela tem dinheiro em excesso!

    ResponderEliminar
  10. Lúcia, Paranho01 setembro, 2010

    Acho o máximo quando as pessoas querem defender o erro dos outros, quando não há argumentos! Dou os parabéns antes demais à JSD Trofa pelo post, pela forma original como chamam atenção para mais um erro do actual executivo (as pessoas já começam a ficar fartas de tanta demagogia). Já tinha visto a vossa posição no comunicado, mas agora fizeram-no de uma forma muito original.

    Pergunto duas coisas aos grandes defensores desta medida:

    1º se acreditam assim tanto que esta medida é boa, porque é que não exigem (e porque é que nunca se ouviu ninguém falar) que o Estado pagasse os livros a todas as crianças? Porque é que isto só acontece na Trofa e no concelho X e Y? Sendo assim também não deveríamos pagar as propinas na Faculdade. Por essa lógica não!

    2º se a Câmara diz que está tão endividada, que tem um buraco do tamanho do mundo, que não há dinheiro para nada, como é que assume mais esta despesa extra-ordinária? Como é que tem capacidade para tal? Ainda por cima para beneficiar quem menos precisa! Sim porque para ajudar as famílias mais carenciadas (essas sim precisam do apoio da Câmara pois vivem com dificuldades) o anterior executivo tinha já um subsidio destinado a pagar os livros dessas crianças.


    Gostava só que me respondessem a estas duas questões e que a Joana se deixasse de DEMAGOGIA BARATA! Já enjoa. Não há quem aguente.

    ResponderEliminar
  11. Se bem percebi o Sr. José Carvalho acha justo que o dinheiro dos impostos seja gasto com os filhos de pessoas que como você têm a sorte de ter um bom emprego (e que por isso descontam muito), mas acha mal que sirva para por o pão na mesa aos milhares de Portugueses que ficaram sem emprego durante esta crise. Se calhar acha que as pessoas são despedidas porque querem.

    E demagogia meus caros, são estes discursos propagandistas e vazios que voçês fazem, não as criticas sérias, especificas e bem fundamentadas que aqui têm sido feitas.

    Claro que é preciso dividir as pessoas, só assim há justiça social! As pessoas são diferentes, é essa a realidade por muito que esperneiem, e se não tiverem benefícios e obrigações diferentes, o fosso é cada vez maior! Se tiram 200€ ao "A" não lhe aquece nem arrefece, mas se tiram ao "B" condenam-no à miséria! É assim tão dificil de perceber?

    ResponderEliminar
  12. Eu não acho justo esta medida que foi agora avançada pela câmara da Trofa, tal como também não estou de acordo com o programa que a câmara de VN de Gaia já desenvolve à algum tempo, em tudo semelhante com o da Trofa.

    Mas no meio disto tudo, aquilo que acho mais piada é a justificação para a NÃO DISCRIMINAÇÃO DAS CRIANÇAS!!!
    "...acabamos com a estigmatização dos alunos oriundo de familias mais carenciadas que viam os seus colegas com livros e materias novos e eles não, permanecendo sem manuais mais algum tempo."

    A parte mais engraçada é que nestes casos esta situação de atraso de livros vai ser ainda mais acentuada e agora para todos os alunos!!!

    Claro que aqui também temos de ver a perda de negócio do comércio local!!! Pois a câmara não vai à livraria da rua conde são bento compar os livros, certo?!

    Para não haver mais distinção entre crianças, (relacionada com o poder económico dos pais) a Joana deve estar a pensar oferecer BIBES iguais para entregar a todas, para disfarçar as roupas de marca e as roupas que não o são!!!

    E / ou será que vamos ter juntamente com os livros direito a estojos da hello kitty para menina e estojos son goku para menino?

    ResponderEliminar
  13. O engraçado é que o executivo comete os erros. Mas depois como vêm quem fizeram asneiras MANDAM os Parvinhos dar o peito as balas. Até hoje vejo a Joana a fazer asneiras mas ninguem na camera a defender as propostas. Então vem os iluminados da js defender o indefensavel. Quanto será que essa gente recebe? Qual será o preço? Uma coisa é defender propostas que se acredita, a sim. Mas então estão em todas? Não á o minimo de discordia. É uma das bandeidas do Ps o estado social.E muito bem, consiste que, quem mais tem contribui para quem tem menos. Eu pago os meus impostos, é sou um defensor so estado social. Mas a Joana vai contra ate o que é os mais besicos ideais do PS. Pior de que cometer um erro, é insistir é mante-lo.

    ResponderEliminar
  14. José Carvalho02 setembro, 2010

    Ao Sr. Rui post de 1 de Setembro de 2010 10:27

    Caro Sr. Rui

    Não entendi porque razão é que o Senhor me dirige a acusação de que eu acho mal que o dinheiro dos impostos seja aplicado para pôr a comida na mesa de muita gente que ficou sem emprego neste tempo de crise.
    Melhor do que o Senhor julga, conheço bem esse drama. Para ter o que tenho, como o Senhor diz, um bom emprego, carpi muitas mágoas, passei muitas privações. Não tinha dinheiro sequer para pagar a gasolina para me deslocar para o trabalho e como consequência ia muitas vezes de boleia. Mas ao contrário de muita gente, que como viu eu critico, que ficava de manhã à noite a usufruir do rendimento minimo e a coçar os "tom.." numa esplanada do café, eu saía do meu trabalho e ia trabalhar até às 2 e 3 da manhã, para ganhar mais uns trocos. Durante anos não tive um único fim de semana livre para estar com a familia.
    Sei que este é um drama que assiste a muitas familias, mas eu Caro Senhor, lutei para ter o que tenho. Não me arrependo do que passei, não choro as mágoas do que sofri e sinto-me orgulhoso do que consegui.
    Ninguém é despedido porque quer, concordo. Mas também concorda comigo que a maior parte das pessoas não se quer sujeitar a "qualquer coisa", para ter o rendimento ao fim do mês. Existem milhares de pequenas empresas que têm falta de mão de obra, vêm inclusivé para as televisões lamentar-se que não há quem queira trabalhar.

    Sr. Rui concordo MUITO com esta medida, assim como concordo que esses "Chulos" que anda a roubar o estado deveriam ser todos penalizados.

    Se essas pessoas que ficam o dia inteiro a usufruir do que eu desconto têm direito a ter uma coisa simples como é a distribuição gratuita de livros, porque razão é que eu, que pago os meus impostos, não posso usufruir.
    Ninguém tem culpa de perder o emprego, mas tem culpa de não lutar por um trabalho, seja ele qual for. Porque emprego todos queremos, agora Trabalho... contam-se pelos dedos os que se sujeitam...
    Para concluir Sr Rui, neste caso não se tira nada nem ao A nem ao B, dá-se em iguais condições... Disse

    ResponderEliminar
  15. Sr. José Carvalho

    Primeiro que tudo, pessoas aguerridas como o senhor não me merecem outra coisa senão respeito, e portanto peço desculpa se de alguma maneira o ofendi.

    Dirigi-me a si especificamente porque deu a entender no seu discurso que os beneficiários do rendimento mínimo são todos uns penduras. Não discordo de si que os existem, e que são muitos, mas discordo que sejam a maioria, e portanto o facto de existir esse apoio é, por si, bom.

    O que deveria ser feito, e pelos exemplos que referiu concorda comigo, é apoiar as pessoas que realmente precisam, e não as que se resignam à mediocridade da "mama" do estado. O apoio prestado devia ser bem controlado, talvez até por instituições de solidariedade locais que conheçam realmente as pessoas e não por um doutor sentado numa secretária em Lisboa. Deviam ser obrigados a sujeitar-se a trabalhos que não gostam, como pessoas como o Sr. José Carvalho certamente se sujeitaram voluntariamente para ganhar o seu.

    Em suma, o dinheiro que você e eu descontamos deveria ser BEM aplicado, ajudando quem REALMENTE necessita.

    Medidas como esta, de dar livros não apenas aos que necessitam mas a TODOS, têm como principio (e se procurar a justificação de quem as defende verá que não minto) a protecção da "pobreza envergonhada" ou seja dar a todos para que quem não tem possibilidades não seja obrigado a pedir ajuda.

    É por este principio do "coitadinho pobrezinho" que também os beneficiários podem recusar trabalho, que se dá de mão beijada com uma fiscalização medíocre! É por causa de políticas "sociais" desta natureza que quem trabalha sustenta quem não quer trabalhar.

    O meu ponto de vista é que a justiça está em que os impostos cobrados sejam apenas os necessários para garantir as condições mínimas, nunca suficientemente boas para que as pessoas se acomodem!

    Eu compreendo-o quando diz que também quer usufruir disto. O meu amigo diz isso porque não tem confiança em que o estado, tendo menos despesa, reduza a receita! Todos sabemos que é difícil aparecer quem tenha coragem para fazer isso...

    Mas o que não falta é quem tenha coragem de, com a despesa a aumentar, venha subir os impostos! Por isso é que temos que ser contra medidas desnecessárias que subam a despesa, porque não tenha dúvidas que o que se está a gastar sai do nosso bolso!

    Cumprimentos, Rui

    ResponderEliminar
  16. Ora aqui está uma bela discussão política que demonstra que se pode debater neste blog política com cordialidade e respeito pela opinião dos outros.
    Quanto à minha, EU NÃO ACHO JUSTO. e já votei!

    ResponderEliminar
  17. Eu também não posso estar de acordo com esta medida pois é geradora de muitas injustiças. São estas medidas populistas que levam o país ao estdo de bancarrota em que se encontra. Embora também não concorde com a célebre frase «Os ricos que paguem a crise» entendo que deve existir uma política solidária onde quem tem muito deve evitar sobrecarregar os cofres públicos. E isto é válido para a educação, a saúde... O Estado Providência deve existir para quem realmente é carenciado e não para todos pois felizmente, ainda há muita gente em Portugal que pode fazer face às despesas básicas e ainda lhe sobra muito dinheiro. O mesmo se aplica à Trofa da Joana Lima. Chega de medidas populistas! Vai levar-nos à ruína total!

    ResponderEliminar
  18. Menos justo é a presidente da câmara levar os idosos a Baião fazer campanha pelo José Luís Carneiro com o dinheiro dos trofenses! É uma vergonha! O PSD deveria denunciar esta situação e apresentar uma moção de censura à presidente!
    Uma vergonha!
    Uma autêntica usurpação dos bens dos trofenses!
    Um roubo!
    Usar os idosos em proveito das suas guerras partidárias é sujo! É deprimente!
    Ao que nós chegamos!
    A mulher é lixada!!!!!!!!
    Desavergonhada!
    Destituída de valores!

    ResponderEliminar
  19. A sério? Então é por isso que vão para Baião!!! Que porca miséria!
    É mesmo uma vergonha!!!!!!
    O vosso Blog tem-me aberto os olhs para a realidade!!!!!!!Votei nela! Muitas colegas da fábrica tambvém votaram! Mas se fosse hoje nenhuma votava nela! Ficou muito importante! Já esqeceu o povo e está rica!

    ResponderEliminar
  20. Isto é claramente um blog em que a designada oposição trofense utiliza um espaço para criticar livremente uma liderança que lhes ficou atravessada de modo surpreendente e então qualquer medida é facilmente julgada negativamente e o senso comum apela a uma vertente política.
    Desta forma, antes de criticarmos o partido que ocupa o poder neste momento, a pessoa que encabeça a lista, a presidente da câmara, e todas as suas medidas, vamos antes apelar a uma união já que todos somos trofenses, todos somos capazes de de defender os valores da terra, sem divisões, sem partidos...pensamos que tudo aqui em causa é a medida do financiamento dos manuais escolares, mas está agora facilmente criticada a presidente quando em campanha eleitoral muita gente duvidou que ela iria por em prática esta medida, e ela lá fez o que prometera!Quantos políticos se podem dar ao luxo de dizer que estão a cumprir com o que fora prometido?
    Vamos reflectir, deixar de lado a depreciação gratuita e apoiar a igualdade em toda a lei, mesmo que numa pequena (grande) medida de ajuda escolar.

    Cumprimentos,

    F.T.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo disse...Companheiros,

    Queria só intervir sobre o facto da Joana Lima oferecer os livros aos alunos do ensino básico.

    Apetece-me perguntar,;..

    Será que foi dado um "rebuçado", para retirar o bolo ( Actividades de enriquecimento cultural )?

    Vamos estar atentos!

    Pedro Oliveira

    ResponderEliminar
  22. O dinheiro dos livros dos ricos poderia perfeitamente ser empregue para dar o pequeno almoço a um número muito elevado de crianças que vão para a escola de estômago vazio!
    Bastava que com esse dinheiro fizesse um protocolo com as associações de pais e todos os meninos de escalão A que já têm o almoço gratuito pudessem agora também ter o pequeno almoço!
    Um copo de leite e um pão com manteiga ao longo do ano lectivo! Os ricos, como refere um post, deixariam apenas de comer mais uma lagosta mas os necessitados deixariam de passar fome!
    Discordo totalmente que todos recebam os livros!
    Faço um apelo para todos os pais que têm possibilidades deiam uma lição à câmara e não aceitem esta oferta que tanta falta faz aos mais carenciados!
    Quanto a unir os trofenses… puro lirismo com uma presidente que fomenta a guerra, a vingança e cuja característica principal é lixar porque é lixada…. Não há paz possível enquanto estiver à frente dos nossos destinos

    ResponderEliminar
  23. Esta discussão dá vontade de rir. Pessoas que defendem que os milionários da trofa tenham direito a manuais escolares de borla para os filhos tem uma postura profundamente ridicula. Daqui a pouco estão a defender esses industriais novos ricos e espertalhões que lucram absurdos e declaram rendimentos mínimos!!! Claro que existe quem se aproveita das incongruências na distribuição do rendimento mínimo. Como existem os ricos industriais que citei em cima que não pagam impostos. Mas então porque existem comportamentos incorrectos devemos condenar todos? É uma política despesista e populista esta do executivo. Uma política sem pés nem cabeça que não traz qualquer tipo de igualdade, apenas aumenta ainda mais o fosso...e depois vem os defensores do PS defender o PS "porque sim" (neste aspecto não são muito diferentes do PSD) e dizem que sim, que é uma política que promove a equidade social. Qual equidade social? Ouviu a expressão no telejornal e quis espetá-la aqui Sr. Tó Zé Brito??? Isto não tem nada a ver com equidade, pelo contrário! Sabe porque? porque não promove justiça!!! Porque se der livros escolares os filhos dos patrões da Metalogalva ou da Eurico Ferreira não está a promover justiça nenhuma, está a dar dinheiro para alguém comer lagosta como alguem aqui comentou. Claro que para a maioria dos desinformados que ouvem dizer "a Joana Lima (e não a Câmara) vai dar livros escolares a toda a gente" ficam a pensar que boa presidente nós temos. Falso, temos uma má presidente que gasta dinheiro necessário para inúmeras coisas neste concelho em populismos e demagogias. A situação atinge de tal forma o ridiculo que conseguimos ver posições comuns entre militantes do PSD e do PCP!!!

    ResponderEliminar
  24. Curioso...
    Mas entãos os filhos dos patrões da Metalogalva ou da Eurico Ferreira, e de muitos e muitos, e quase todos os ricos da Trofa não andam no COlegio da Trofa? ou no Instituto Nun´alvares?
    Claro que andam. Por isso esses ricos da trofa NÂO TEM DIREITO A LIVROS. Porque quase todos os Ricos estão nos colégios.

    ResponderEliminar
  25. António Brás13 setembro, 2010

    Caros conterrâneos:

    Quando alguém é chamado a gerir algo, deve ter uma visão estratégica, com políticas ajustadas e integradas!

    Agora que analiso duas decisões do executivo camarário sobre Política Social, facilmento concluo que este não tem uma estratégia!

    Senão vejamos:

    Os idosos que vivem de reformas/pensões diminutas, e que sem as colónias balneares não têm oportunidade para quebrar a rotina sedentária e solitária tê de pagar para tal, pondo em risco o orçamento para os medicamentos de que tanto precisam.
    Apesar de, pessoalmente, não achar esta uma política correcta, até poderá ser parcialmente aceitável, numa perspectiva de equidade social. Contudo, sabendo das dificuldades dos idosos, esta é uma medida difícil de aceitar, pois o que o executivo camarário fez, foi retirar a quem mais precisa, alegando a difícil situação financeira da câmara.

    No que diz respeito à acção social escolar, o executivo esqueceu-se das dificuldades financeiras da câmara, toma uma medida cega, pagando a todos.

    Agora pergunto, então não há critério de equidade e igualdade?

    Qual a política social do executivo?

    Fácil de responder:

    ESTE EXECUTIVO NÃO TEM POLÍTICA SOCIAL!!!

    Estou cansado destas medidas avulsas, sem critério. São medidas POPULISTAS, desprovidas de qualquer visão estratégica!

    Daí todo este alarido à volta desta questão! A Trofa anda à deriva, sem rumo!

    E quando assim é, todos sabemos que o fim será triste.

    Não é isto que a Trofa precisa!

    ResponderEliminar
  26. Gonçalo SRP Costa14 setembro, 2010

    Quando o povo gosta de um governo ou de um executivo, a oposição acusa sempre do mesmo: populismo!

    Por isso ver o psd a acusar a camara disso é...uma optima noticia!

    ResponderEliminar
  27. António Brás15 setembro, 2010

    Caro Gonçalo:

    Agradar o Povo é bom! Disso não tenho dúvidas.

    O que me faz confusão é que se queira agradar a todos, sem pensar a longo prazo, mesmo que para agradar a um tenha de prejudicar todos os outros.
    E isto sim é ser populista!

    É ter uma mentalidade que não vai para além do próprio quintal!
    Um autarca tem de pensar no bem comum, e actuar no imediato, sempre tendo como linha orientadora uma estratégia definida para o médio/longo prazo!

    Não escrevam, só por escrever. Pensem e fundamentem as vossas ideias!!!

    ResponderEliminar
  28. Gonçalo SRP Costa15 setembro, 2010

    E apostar na educação nao é aposta no médio/longo prazo?

    Esta medida é, precisamente, uma aposta no médio/longo prazo!

    ResponderEliminar
  29. Sergio Silva15 setembro, 2010

    O que me parece desta medida é pura demagogia e um atirar areia aos olhos das pessoas, além de grassar por aí muita confusão entre os princípios políticos que norteiam este PS.
    Senão vejamos: a defesa para a atribuição de livros gratuitos será para aliviar a carteira dos Trofenses nesta época de crise (!?) ou porque deveria ser um primado basialar dotar as escolas e os alunos, do ensino obrigatório, de todas e demais condições de bom funcionamento? Cá para mim, de acordo com a constituição portuguesa a educação deverá ser tendencialmente gratuita, bem como outras coisas. Agora, porque só pagam os livros escolares até à 4ª classe? Porque não pagam até ao limite do ensino obrigatório? Não estarão a desrespeitar a Constituição?
    Por outro lado,já todos sabemos que os recursos financeiros do País e das Autarquias são manifestamente insuficientes e para manter este estado de coisas temos que recorrer a endividamento (lá fora!). Logo, por uma questão de gestão de recursos, porventura deveríamos optar por uma distribuição mais equitativa das despesas, protegendo os mais carenciados,de forma a permitir um acesso igualitário a este sector, evitando descriminação económica no acesso à educação e instrução. Afinal, quanto mais preparados os jovens, melhores profissionais teremos no futuro. E se não há dinheiro para tudo, temos que ver como ultrapassamos a questão! Não acham? Mas quando refiro que esta medida política é demagógica digo pelos seguintes aspectos:
    1) A Câmara Municipal desde que tomou posse diz que não tem dinheiro, para nada. Acaba com actividades, com apoio a associações, esquece a Juventude e políticas destinadas a esta
    2) A falta de dinheiro serve de desculpa para tudo e mais alguma coisa. Veja-se o caso da Escola em S. Mamede que não abriu portas por falta de condições! A Câmara prometera arranjar uma fossa a céu aberto, mas nada fez! Com a tomada de posição de Bombeiros e Pais, fecharam a escola a correr e já havia dinheiro para as obras. De facto, viu-se uma agitação tal, que até vão pagar horas extras!
    3) Por outro lado, ese executivo não soube planear a abertura do ano escolar. Atempadamente teve dos Agrupamentos as necessidades a cobrir. Pois iniciou-se o ano com falta de colocação de pessoal escolar (pelo menos no Coronado). Ou seja, abriram-se escolas sem condições técnicas para o fazerem;
    4) Mais, sendo uma responsabilidade da Câmara, a mesma estará com dificuldades em colocação de professores nas AEC's. Isto porque, pelos vistos esqueceu-se de pagar aos professores do ano anterior e, diz quem sabe, que há uma providência cautelar na DREN, por causa desta facto;
    5) Parece que é necessário melhorar salas de estudo, manutenções, etc,, mas o executivo só quando a "malta" se queixa é que resolve actuar.
    Posto o acima referido, parece-me a medida tomada uma medida de pura demagogia. Preferia que a Câmara pegasse no dinheiro dos manuais e pagasse as dívidas a professores e outros fornecedores das Escolas, planeasse o arranque normal das aulas. Assim, estaria a garantir a tranquilidade e a fomentar verdadeiramente uma política educativa. Esta medida, para mim, é apenas a medida mais fácil para calar os "Pais": os manuais estão feitos, é só encomendar (se calhar pagar depois) e defender a tese de apoio à Edsucação (tudo medidas de facilitismo e sem trabalho).

    ResponderEliminar
  30. Alirio Canceles(vereador PSD em Santo Tirso) - In facebook
    Na ultima reunião de Câmara os vereadores do PSD de Santo Tirso apresentaram uma proposta com os mesmo objectivos da Camara municipal da Trofa, A oferta dos livros, que se traduzia num acrescimo de despesa de cerca de 60.000 euros (uma insignificância). O PS votou contra e chumbou a proposta!

    ResponderEliminar
  31. O que eu não acho justo, é o que se está a passar na junta de freguesia de covelas! Já têm conhecimento? Compactuam com esse tipo de atitudes?
    Gostava de vos "ver" falar sobre isso. Cada vez tenho mais a certeza que se vive ditadura em covelas.

    ResponderEliminar
  32. Caro Anónimo (9 de Setembro, 17:22h),

    Temo não ter percebido convenientemente o seu comentário porque está desenquadrado e mal estruturado (a minha humilde opinião, claro). De qualquer das formas, fiquei com a ideia que entende que esta medida não beneficia os filhos dos ricos porque, segundo as suas bases de dados, todos eles estão no Colégio ou no Nun'Álvares. Devo confessar que nunca conheci alguém tão bem informado nesse capítulo. Mas permita-me que afirme, sem total conhecimento de causa, que o que o senhor(a) disse não tem pés nem cabeça. É claro que existe gente com elevadas posses no ciclo ou nas primárias públicas da Trofa. E é óbvio que essas pessoas beneficiam desta idiota demagogia. Mas talvez não tenha entendido bem o seu comentário...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  33. Acho muito bem a questão da igualdade para todos os cidadãos, todos devemos ser tratados da mesma forma... Mas contudo gostava de referir uma situação originada numa Assembleia em que a JS ofereceu uma garrafa de vinho ao ex-presidente da Câmara. Questiono-me o que é considerado igualdade para o povo?

    ResponderEliminar
  34. O que é que isso tem a ver com igualdade Anónimo (18 Setembro 03:32h)???

    ResponderEliminar
  35. Puro "populismo" deste executivo. Uma vergonha!

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.