20 de julho de 2010

Jornal da Trofa suspenso

"Jornal da Trofa suspenso"

Assim se lê na capa do nº 1385 do Jornal da Trofa, uma publicação local com quase meio século de vida!
A Trofa ficou mais pobre com a perca deste meio que acompanhou o desenvolvimento das nossas terras nas ultimas 5 décadas.
A JSD não pode deixar de lamentar este inesperado e estranho fim de vida deste Jornal.
Não podemos também deixar de congratular todos quantos contribuíram para que durante muitos e muitos anos a realidade da Trofa chegasse a muitos Trofenses.

Na capa lê-se ainda:

"Podem, a partir de hoje, fazer o que bem entenderem, prometerem o que quiserem, construírem no Parque, edificarem os Paços do Concelho no local que melhor serve os seus interesses, entregarem os negócios aos amigos e familiares, empregarem os amigalhaços, pagarem fortunas a assessores, andarem em campanha eleitoral constante para ver se o futuro fica garantido, gastar os dinheiros públicos em viagens, jantaradas e almoçaradas, infiltrarem-se em tudo o que é associação desportiva, de moradores, de condomínios, da religião, do ensino, de pais...enfim, podem pôr e dispor a seu bel-prazer pois a Trofa, pela primeira vez, desde que me conheço como gente, está a uma só voz: a do poder.
Como eu dizia no jantar de despedida do Jornal: a minha terra está doente!"
Maria Emília Cardoso
"A "máfia" fechou o jornal interventivo e incómodo. Neste momento, resta à Trofa o "jornal do sistema" que anda atrás de factos ocorridos mas é incapaz da menor crítica ao poder, mesmo no caso de erros muito graves, o que se compreende perfeitamente."
Luís Pinheiro

14 comentários:

  1. Pó de Talk20 julho, 2010

    Os Trofenses não podem deixar que a Trofa se guie pela voz do poder. Jamais!!
    O Jornal da Trofa fechou, se calhar porque os seus directores não se venderam a troco de uma avença choruda. Serão pessoas com princípios, para os quais a isenção ainda faz parte dos valores deontológicos, pelos quais um jornal se deve reger.

    ResponderEliminar
  2. Em SETEMBRO um novo jornal estará na rua! Um jornal sem medo de Joaa LIMA!Um jornal liderado por trofenses que não precisam de se vender ao poder! Não precisam dos seus favores! Um grup de trofenses com coragem de dizer a verdade! Denunciar! Por a nú a pouca vergonha que se passa no concelho: politiquice nas escolas, favores, luvas, contrapartidas, almoços para desviar variantes,cctas de partido pagas com cheques carecas, dívidas de campanhas eleitorais.. tudo com o novo jornal será notícia.....!

    ResponderEliminar
  3. É uma vergonha!
    Ainda é recente a "bronca" nacional entre o partido socialista e as tentativas de controlo da comunicação social, agora sentimos um tentáculo desse esquema no nosso concelho.

    Assim torna-se complicado viver em Democracia, sinto que estamos a voltar à ditadura.
    A liberdade de expressão, já não é assim tão livre como deveria.

    Os Trofenses assistem assim à limitação da sua liberdade de expressão, e à instalação do sistema que irá decidir qual a informação a chegar até si.

    Agora sim podemos dizer, É PRECISO MUDAR!

    ResponderEliminar
  4. António Brás21 julho, 2010

    Triste!!!!

    Esta é a palavra que resume o meu sentimento pelo encerramento do mais antigo jornal da nossa terra, fundado pelo digníssimo Professor Napoleão de Sousa Marques, grande pedagogo da nossa terra, e que deu o seu nome à escola EB 2,3!

    Triste é também a atitude do actual executivo camarário, por provocar um acontecimento destes! Ainda para mais, sendo do conhecimento geral que a fundadora de outro jornal está a trabalhar na C. M. da Trofa como acessora da Presidente!

    Como trofense não me posso resignar e ficar calado perante uma situação como esta!

    Sei que não devemos ficar agarrados ao passado, e defender a continuidade da existência deste jornal apenas por ser o mais antigo. Mas como este jornal sempre pautou pela imparcialidade e não cedeu às pressões do PS, deparar-me com o seu encerramento, leva-me ao total descrédito nas capacidades democráticas deste executivo camarário e do partido político que representa!

    ResponderEliminar
  5. Os JSV (Jovens sem vergonha) ja responderam ao vosso post (nada que não fosse expectavel) atraves de um artigo ridiculo do seu presidente..
    Que lata.. já se esqueceu que é o mesmo jornal que ele foi PEDIR, sim PEDIR, para escrever periodicamente?? é preciso ter lata... e ainda vem dizer que há censura da JS... nota-se...
    E o que dizer da censura do Noticias da Trofa a JSD? quanto artigos de opiniao nao foram publicados sem nenhuma explicação? chama-se a isto cuspir no prato que se come.. mas fico contente por ver aqui muita gente com vontade de renascer o Jornal da Trofa ou outro meio que possa mostrar a verdade do nosso concelho...

    ResponderEliminar
  6. Caso para dizer que o Concelho da Trofa está um bolo nada doce...

    Obrigado a todos os trofenses que colocaram a cruz nesta senhora!!!

    ResponderEliminar
  7. Certamente o que a presidente merece´é que se utilize à semelhança do que fez num passado recente, o panfleto anónimo! Poderá esta falta de liberdade de expressão levar ao seu surgimento! Eu discordo, mas com lei da rolha o caminho está aberto! A VERDADE não se pode ocultar...! Venha ela pra a rua! E como está à vista o encanto virou desencanto! Passou de idolatrada a um alvo a abater... O tiro será certeiro! O povo acordou e a sua "dama" virou "gata borralheira"!

    ResponderEliminar
  8. Marco Ferreira no seu BLOG mais uma vez demonstra a sua alma vendida! O seu discurso tipo cassete de graxa facciosa a Joana Lima! Diz que o JT era imparcial! Vejamos! O que se passa com o Notícias da Trofa? Com a Trofa TV?
    No período eleitoral foi uma a vergonha a forma como defendia Joana Lima e a vendia como se de publicidade paga a ouro se tratasse!
    A sua directora passa a funcionária da Câmara!
    Os dinheiros da Câmara patrocinam o jornal NT e a TV.
    A sua ex-directora, agora assessora da presidenta censura as notícias, elabora as perguntas que os jornalistas fazem ! Apenas se diz o que esta autoriza tudo em nome da liberdade de se dizer apenas o que quer que se diga!
    Os vídeos da Trofa TV por coincidência são transpostos para o BLOG da JS! Porquê? Como?
    È altura de denunciar à autoridade para a comunicação social esta forma de estar deste órgão de comunicação que se diz isento! Vergonhosos! Tão vergonhoso como o desavergonhado do presidente da JS que mente tanto que já não tem consciência das suas mentiras !

    ResponderEliminar
  9. Junto a minha voz à voz dos Trofenses indignados pelo encerramento do Jornal da Trofa. Até porque com o outro jornal de fraca qualidade jornalistica ficamos claramente mais pobres.

    No entanto não pude deixar de me questionar quanto a algumas "questões" levantadas pelo autor do artigo. Cito a fonte "entregarem os negócios aos amigos e familiares, empregarem os amigalhaços, pagarem fortunas a assessores, andarem em campanha eleitoral constante para ver se o futuro fica garantido, gastar os dinheiros públicos em viagens, jantaradas e almoçaradas, infiltrarem-se em tudo o que é associação desportiva, de moradores, de condomínios, da religião, do ensino, de pais..." desculpem a franqueza mas cuidam que o anterior executivo foi algum exemplo nestas questões? Pensam que não foi dinheiro desviado para sabe-se lá o quê ou que não se pagaram grandes jantaradas aos elementos dos PSD/JSD? Nem precisam de responder. A verdade é que as máquinas partidárias são pouco honestas numa panóplia de assuntos, seja a do PS ou a do PSD. Uma coisa em comum: os jovens continuam sem NADA para fazer nesta terra. Podia dar muitos exemplos de terras mais pequenas com mais opções para os jovens mas não vou por ai.

    A política é sempre um pau de dois bicos. antes de Hitler subir ao poder, acusou os comunistas alemães de serem responsáveis pelo incêndio no Reichtag. Na realidade foi o próprio Hitler quem o ordenou para conseguir um forte argumento para retirar estes opositores de jogo. A história recente está repleta destas manobras de diversão. Quem me garante que esta não é a manobra de diversão do PSD? Até porque o autor do artigo se apressou a fazer comparações com o escândalo TVI/PT. Em que se apoia, caro autor, para endereçar tais acusações?

    Espero que o Jornal da Trofa volte com força e em breve. mas dispenso demagogias...

    ResponderEliminar
  10. é vergonhosa esta situação ... eu gostaria como licenciada em ciencias da comunicação de participar nesse jornal que vai para as ruas da Trofa em setembro, caso pretendam a minha colaboração contactem-me.
    Não vamos permitir que a ditadura regresse à comunicação social já para não falar no país em si!

    ResponderEliminar
  11. Acho que muita gente não sabe que esteve este mesmo jornal encostado ao passado regime... poupem-me... não estou de lado nenhum, mas detesto ver gente muito mal informada e a dizer mal do alheio, quem tempo perde a pensar e falar dos outros esquece-se de si mesmo... se são melhores que o mostrem, não é a câmara que compra os jornais.
    Gostava de ver as mentes a se abrirem e, preocuparem-se e agirem em situações mais úteis e urgentes ao bem estar geral.
    Tenho dito

    ResponderEliminar
  12. No passado cometeram-se erros! Sem dúvida! Mas foram esses erros que provocaram o desejo de mudar! Mas o que temos agora? Mais do mesmo? Digo, pior! Se foi para estarmos a cometer os mesmos erros ou ainda piores porque mudamos? Os erros do passado legitimam que se cometam erros iguais? Onde já se viu isto? Tenham paciência! Se tivéssemos mudado para melhor eu estaria aqui a fazer justiça à mudança! Mas não em pouco tempo temos mais do mesmo! Avenças, compadrios, jantaradas! Só que agora ainda mais grave! Junta-se a isso a vingança, falta de carácter e politiquice de chinelo! Foi para isto que mudámos? Temos ou não direito à indignação? A Joana que desculpe mas foi uma autêntica fraude! Um engano vergonhoso! Há que corrigir! Mudámos sim… mas para pior!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Os blogs da JS e da JSD são um autêntico cantar ao desafio de demagogia e propaganda. A JS acusa o JT de ser faccioso e afecto ao PSD, a JSD tece acusação similar ao NT. É igual!!! Mas afinal de contas querem atirar areia aos olhos de quem? Ambos os jornais tinham claramente vincadas as suas opções políticas. Continuam a dar lavagens sucessivas ao povo. Agora só o PS/JS tem esse poder...

    No entanto, e com o JT fora de cena, é claro que nos focamos no NT e é grave constatar a ascenção da sua antiga directora a assessora da senhora Presidente. E ao mesmo tempo cai o JT...estranhas coincidências...

    Deixem se de guerras parvas, de jantares pagos pelos contribuintes, de torneios de futebol e de festas e festinhas que raramente tem em conta aquilo que as populações jovens pretendem. Acabem com os tachos (8alguém vai negar a ascenção de vários ilustres jovens da JS para cargos na Trofaguas e afins quando os que eram afectos ao PSD foram (alguns) eliminadas? Façam política, deixem-se de palhaçadas..

    Saudações DEMOCRÁTICAS (ainda alguém sabe o que isso quer dizer?)

    P.S. escrevo isto em ambos os blogs, vamos ver quem censura. Pessoalmente tenho pior ideia da JS que já me censurou um comentário.

    P.S.2 Se estivesse o PSD no executivo a história seria igual só que com protagonistas diferentes. Se bem que nunca se viu cair nenhum orgão de comunicação social na era Bernardino Vasconcelos..

    ResponderEliminar
  14. É com triteza que ao receber o ultimo número do Jornal da trofa, do qual sou (era)assinante,tomei conhecimento do seu encerramento.
    A arte e subtileza com que alguns pugnaram pelo encerramento do jornal da trofa, foi um ataque á cidadania e um insulto á liberdade de expressão dos trofenses.
    Em que outro jornal local, poderão os trofenses expressar livremente as suas opiniões ou informarem-se sobre os assuntos decisivos para o desenvolvimento do nosso concelho? No jornal do regime?
    Não sei quem será a "Máfia" como lhe chamaram no último número do Jornal da Trofa, que diligenciou no sentido do fecho do mesmo. Contudo não posso esquecer que o partido do poder (local e nacional)tem como apanágio de alguns altos dirigentes a ideia de que "quem se mete com o PS leva". No seguimento dessa ideia vimos recentemente como "Rui Pedro Soares se encontra disponivel para ser dono do jornal Sol" (Jornal de Negócios 21/07/2010). Na Trofa é o que se sabe! Será estratégia ou pura coincidencia!?

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.