28 de julho de 2010

Comunicado - Política de Juventude


Comunicado




A JSD Trofa é a maior estrutura política juvenil do concelho e uma das maiores nacionais, activa desde a luta pela criação do concelho da Trofa há mais de uma década, que trabalha na defesa dos interesses dos jovens trofenses, participando activamente, e em especial, nas Políticas de Juventude.

A nossa forma de estar na política é bem conhecida, e reconhecida, pelos trofenses. Pautamo-nos por uma forma de estar positiva e construtiva, também pela irreverência, mas sobretudo pela responsabilidade.

Atentos à Política de Juventude do nosso concelho não podemos deixar de chamar a atenção da Câmara Municipal da Trofa, em particular, e dos trofenses, em geral, para o esquecimento de que os jovens trofenses têm sido alvo.

Realizar-se-ia por esta altura, após a “ExpoTrofa” (aproveitando as estruturas instaladas) a Semana da Juventude “Trof@aposta Jovem”.

Este ano não se realizou!

É uma lamentável quebra da tradição, daquela que era uma das mais emblemáticas semanas de Juventude do Norte, com projecção a nível Regional, cuja qualidade era reconhecida pelo Instituto Português de Juventude e recebia dezenas de milhares de jovens todos os anos.

Os jovens trofenses ficaram a perder!

Entendemos que as boas práticas devem ser mantidas. Não compreendemos o porquê deste projecto bem sucedido ter sido descontinuado e não aceitamos o custo da actividade como desculpa.

• Quanto custou a “Super Especial da Trofa”?
• Quanto custou à Câmara Municipal a “Feira Anual da Trofa”?
• Quanto custou a “ExpoTrofa”?
• Quanto custou a actuação de Quim Barreiros?

São, sem dúvida eventos importantes que honram e engrandecem o concelho da Trofa e que não devem ser descontinuados.

Mas os jovens, não merecem nada?

Mas nem só de Semana da Juventude vive a Política de Juventude.

• O Conselho Municipal de Juventude, tão reivindicado na campanha eleitoral ainda não se realizou. Recordamos que o anterior executivo camarário tinha já aprovado o Conselho Municipal de Juventude em Assembleia Municipal, que apenas ficou suspenso por uma Directiva da Associação Nacional de Municípios para esclarecimento da Lei. E agora, onde está?

• Os livros escolares que antes eram gratuitos para as crianças mais desfavorecidas são agora gratuitos para todas as crianças. Faz sentido que todos os trofenses, com os seus impostos estejam pagar os livros escolares a crianças de famílias da classe alta e média-alta? Não seria mais justa a anterior política?

• Porque terminaram as Férias ludico-desportivas, um evento que tinha cada vez mais participantes e ocupava os jovens em período de férias?

A Trofa está a mudar, mas pelo que se dá a percepcionar está a mudar para pior, infelizmente para todo nós.

Sabemos que com esta posição da JSD, a Câmara Municipal da Trofa irá reconsiderar a sua Política de Juventude e estamos certos que com isto estamos a contribuir para construir uma Politica de Juventude melhor.

Sem nervosismos, com serenidade vamos esperar que a Câmara Municipal da Trofa ouça a JSD e ouça juventude trofense.


Sempre pelos jovens trofenses,

A Comissão Política Concelhia da JSD Trofa

21 comentários:

  1. A dos livros é mesmo flagrante, não me acredito que haja alguém que concorde com aquilo, tirando os demagogos que gostam de dizer "TODAS AS CRIANÇAS"

    Força JSD!

    ResponderEliminar
  2. Pó de Talk28 julho, 2010

    Todas essas actividades já se sabem têm custos. No entanto, o que é de estranhar é que o valor das mesmas tenha subido exponencialmente face aos valores dos anos anteriores. O que dizer do valor do picadeiro na Feira Anual da Trofa???
    E depois vêm com discursos de poupar, poupar...o executivo camarário está sem eira nem beira, não tem critérios nem estratégia de como aplicar de forma justa e equilibrada o orçamento. Como se compreende que crianças cujos pais têm capital económico suficiente para livros, tenham acesso aos mesmos de forma gratuita, e que pessoas cujas únicas férias a que poderiam ter acesso no ano, as tenham de pagar. Não sou a favor da gratuitidade das actividades, mas pelo menos haja bom senso!!Pessoas há que este ano abdicaram das colónias na praia porque optaram pela medicação! Os números estão à vista!!!

    ResponderEliminar
  3. Estas notícias deixam-me cada vez mais triste com a minha cidade.
    Vim morar noutro país há menos de dois meses e só tenho ouvido más notícias acerca da Trofa...
    Fico mesmo triste (só não digo desiludida porque não tinha ilusões) com este executivo camarário que tanto prometeu e afinal... "Não há nada" Palhaçada

    Queremos o Bernardino de volta!!!

    ResponderEliminar
  4. Visito o vosso blog pela primeira vez e confesso que estou impressionado com a vossa actividade e a vossa postura.
    Embora identifique algumas falhas, nomeadamente alguns pontos que não referiram como a falta de apoio às associações, o comunicado está globalmente muito bom. De uma forma responsavel chamam a atenção à população para o que se passa no nosso concelho. Sou presidente de uma associação desportiva e aquilo que a Câmara tem feito é verdadeiramente vergonhoso. Mas a seu devido tempo tudo se saberá. Parabens pela vossa coragem e pela frontalidade.

    ResponderEliminar
  5. daniel costa28 julho, 2010

    nao sou de nenhum partido mas nao ha ninguem da nossa geracao que possa estar satisfeito com a atitude da camara! sempre fui a semana da juventude! a semana era a ideal pois ja n tinha aulas e podia divertir-me a vontade! desde os concertos aos stands das faculdades. dos bares as associaçoes e grupos de jovens; todos podiam mostrar o seu trabalho e cativar mais jovens para o associativismo! agora todo esse trabalho foi por agua a baixo! e triste! nao posso deixar de dar os parabens a jsd pela luta intransigente para que a semana da juventude volte a ser uma realidade! bom trabalho! nao liguem aos que dizem mal; pois esses tb la iam para se divertir!

    ResponderEliminar
  6. Excelente comunicado! Sério, construtivo e esclarecedor para os menos atentos e menos informados como eu. Não sabia que os cortes na juventude eram assim tão grandes. É inacreditável.
    Parabéns pela forma como fazem politica. Mas também não seria de esperar outra coisa de quem esta na politica de uma forma seria.

    ResponderEliminar
  7. Isto sim é um comunicado com VERDADE!
    Claro, objectivo, sem demagogia e sem populismos!
    É o que acontece quando se está na política de uma forma séria.
    Parabés JSD!

    ResponderEliminar
  8. O anonimo a quem apagaram os comentarios no blog da JS29 julho, 2010

    Marco Ferreira quer debate com Sergio Humberto para falarem de politica de juventudo na Trofa???

    Espero bem que o Sergio Humberto aceite esse debate e para ser bom devia ser feito no parque num palco para toda a gente ver. Ia me dar um gosto ver o Marco Ferreira meter os pés pelas mãos e engasgar-se todo.

    Sergio aceita!!!!!

    P.S. Peço desculpa por postar aqui o comentario, mas ainda não ha post sobre o assunto

    ResponderEliminar
  9. É um erro de todo o tamanho acabar com Trof@posta Jovem. É do que melhor existia no nosso concelho. A Trofa era exemplo para outros concelhos com um programa riquíssimo. Mas enfim, é a Câmara que temos, que na campanha é uma coisa, depois de ganhar as eleições é outra!

    ResponderEliminar
  10. Muito bem JSD!
    Felizmente alguém está atento à política de Juventude e ao que (não) se faz no nosso concelho. Se não fosse a JSD os jovens viveriam no esquecimento.

    ResponderEliminar
  11. Francisco Matos29 julho, 2010

    Já viram o jornal? É ESCANDALOSO!!!!

    A JSD coloca um outdoor - NÃO É NOTICIA!

    A JSD faz um comunicado - aparece discretamente e apertado e sem o logotipo da jota!

    A JS RESPONDE à JSD tem direito a MAIS DE MEIA página, a FOTO, e CAPA!


    Não permitam que o Jornal vos faça isto! Reclamem os vossos direitos. ISTO é um abuso! É que nem disfarçam!

    ResponderEliminar
  12. Jorge Santo Tirso30 julho, 2010

    Jovens da Trofa não se deixem enganar:
    1. parabens a JSD da Trofa por ter colocado aquele outdoor que tao bem fica ali, mesmo junto a entrada da falecida Trof@posta Jovem que tantas vezes visitei
    2. a vossa postura, seriedade, responsabilidade e defesa dos interesses do trofenses são reconhecidos alem fronteiras
    3. pelo que vejo em resposta a JS vem prontamente fazer-se de vitima e dizer que ja estava tudo programado para uma-especie-de-semana-da-juventude "diferente"... lolol deixem-me rir
    4. nao contente, porque nao ia dar credibilidade suficiente, emitem uma conferencia de imprensa, "já programada" (nao tem nada a ver com o cartaz, vamos todos fazer de conta que acreditamos)
    5. para desviar as atencoes desafiam o presidente do PSD para um debate - MAS POR ALMA DE QUEM?? se estao assim tao preocupados com o jovens que facam o debate com a presidente da camara
    6. que aargumentos mais ridiculos usam e tudo claro, ja estava previsto,nao tem nada a ver com o cartaz da jota...
    7. pelo que vejo a comunicacao social esta a dar cobertura a JS e ao PS, ignorando o bom trabalho que a jota esta a fazer e o importante papel que esta a ter.

    que comichao que isto esta a fazer a muita gente........

    ResponderEliminar
  13. Daniel Costa30 julho, 2010

    É a comunicação Social que temos por cá...
    A outra, acabaram com ela, e esta está como vês Chico!

    ResponderEliminar
  14. Hélder Campos30 julho, 2010

    Boa tarde a todos:

    Alguém me explica como é que a JS se lembrou de desafiar o Dr. Sérgio Humberto?

    Eles estão mesmo de cabeça perdida... Vocês (JSD) denunciaram, e bem, o facto de não haver Semana da Juventude - Trof'@posta Jovem, e como eles não podem ir contra a GENERALA, aparecem com manobras de diversão pra tentar enganar o os jovens e o povo trofense...

    O mais grave disto tudo, é o destaque que a imprensa lhes dá, apesar das declarações infundadas e das inverdades que esses "estagiários da política" proferem!!!

    Porque será que os acontecimentos negativos para o PS e para a câmara nunca merecem destaque de capa no "Noticias da Trofa?
    Já pensaram bem nisso?
    É vergonhoso... Diria mais, é o caso pt/tvi, à escala da Trofa!!!

    Mudamos para pior...

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Jotas, vocês estão a liderar e a marcar a agenda política na Trofa. Não se fala noutra coisa que não seja o vosso Outdoor e a vossa postura e na vossa coragem. Estão de parabéns.

    ResponderEliminar
  16. Tiago Pinheiro31 julho, 2010

    Se voces falam tao mal da JS porque nao ajudam a juventude . onde estava a JSD no ano passado quando eu e duas amigas minhas fomos ter com o sr presidente da jsd e pedimos auxilio numa questao de estagio. em que ja tinhamos mandado mail para a camara e o sr. jorge disse que nos ia ajudar e ficamos sem estagio ?
    onde é que estava essa JSD que tanto está em prol dos jovens ?
    nessa altura nao queriamos semana da juventude , nao queriamos expotrofa's , queriamos sim uma ajuda preciosa que iriamos beneficar no futuro com a entrada do mundo do trabalho !

    nao apontem so defeitos, vejam que tambem tanta asneira fizeram , ou melhor nada de bom fizeram !

    ResponderEliminar
  17. Pior que não vos colocar no mercado de trabalho (pois sejamos sérios colocar alguns milhares de trofenses a estagiar na câmara não é comportável) é o que este executivo está a fazer de colocar funcionários com cerca de uma dezena de anos de trabalho e dedicação á câmara no olho da rua! Não são pessoas em busca de uma oportunidade são pessoas que deram uma ajuda preciosa à camara durante muitos anos e não beneficiaram em nada com o seu desempenho! Aqui estamos a falar de familias com encargos a cumprir e aqui se vê uma asneira de todo o tamanho que este executivo está a FAZER!!!!!!
    Aqui sim está o executivo que os trofenses escolheram!!

    ResponderEliminar
  18. Pó de Talk01 agosto, 2010

    Meu caro Tiago Pinheiro, não sonsegui ficar indiferente ao seu post. Explique-me o que tem a ver a JSD com o facto do Tiago & amiga não terem oportunidade de estágio, não entendo a ligação. Vocês confundem executivo camarário com uma estrutura política independente. Francamente, antes de escreverem parvoíces e coisas inócuas informem-se atempadamente. Não sei quem é o Sr. Jorge a que se refere, nem importa para o caso, o que importa é que se não teve estágio não pode culpara a JSD. Ore pense lá.......está a ver? Não queria semana da juventude nem expo trofa??? Tanto egoísmo!!Como não queriam coisas benéficas para o Concelho no qual pretendiam estagiar??? Que confusão na sua cabeça Tiago!As suas palavras só podem ser de orgulho para aqueles que acreditam que melhor existia e que melhor ainda é possível. Só mostra que o anterior executivo não fazia uso gratuito de jovens! Se tanto queriam estagiar na Câmara era porque realmente merecia a vossa credibilidade, só porque não foi possível culpa a JSD?????????

    ResponderEliminar
  19. Presidente da Câmara inaugura ARRANJOS! Com direito a notícia no Jorna! É demais! Quando fizerem um arranjo numas calças, num muro ou portão não se esqueçam de colocar uma fita e entregar a tesoura à presidenta! Que vergonha! Que falta de bom senso! Ao que chegámos! Só me ocorre dizer que quando se fizer um arranjo de esvaziamento de uma fossa se deve colocar uma fita, uma tesoura e chamar a presidente pois ela presta-se a tudo! Pobre presidente!

    ResponderEliminar
  20. Boas, somos da Trofa ,se precisarem de um bom concerto Rock para uma festa qualquer da nossa Juventude, o nosso caché é 1/30 do Quim Barreiros (barato e sem ofensa), passamos recibo. Saudações rockeiras.

    www.myspace.com/therockpoets

    Para quem ainda não conhece, este vídeo mostra totalmente quem são os Rock Poets.

    http://www.youtube.com/watch?v=V7HmwWaKjdU

    Rock On!!!!

    ResponderEliminar
  21. Eduardo Silva21 setembro, 2010

    hum...era mesmo fantástico fazerem esse debate. Mas no dia que o fizerem não o limitem ao Sérgio Humberto e ao Marco Ferreira: estendam-no também aos jovens que queiram participar. Porque garanto-vos que o Marco Ferreira não será o único a engasgar. Aliás, o Marco Ferreira é muito fácil de engasgar, mas não tenham dúvidas que será fácil engasgar também o Sérgio Humberto, um dos boys preferidos do ex-Presidente. Concerteza que terá muito para nos contar!

    ResponderEliminar

Utiliza este espaço para partilhar a tua opinião.
-Comentários que possuam ofensas pessoais ou sejam difamatórios serão retirados.
-A tua liberdade termina onde começa a liberdade de outrem.